07 setembro, 2006

Cruzeiro nas Ilhas Gregas

Gosto do mar
desesperado a bramir e a lutar
E gosto de um barco ainda mais ousado
Sobre esta rebeldia a navegar.

Miguel Torga


Já lá vai quase um ano. Parece que foi ontem. Valeu a pena. Pela viagem, pelas amizades novas, pela Grécia: essse mundo imenso que precisa de várias visitas para se dar verdadeiramente a conhecer.



Barco de Cruzeiro no Porto de Pireu, Atenas




Tu e os gatos...

Ilha de Mykonos



Um pôr do sol fantástico.

Ilha de Mykonos




Restaurante com esplanada na rua estreita

Ilha de Mykonos


Uma das esplanadas mais extraordinárias onde já estivemos.

Ilha de Santorini





Só há duas formas rápidas para lá chegar e evitar a longa e cansativa viagem de autocarro. Uma é de teleférico...


A outra é de burro.

Paula e Fernando Fernandes, Ilha de Santorini




Canal de Corinto. Uma obra monumental.




Ilha de Creta

06 setembro, 2006

Paros - Grécia

Confesso que nunca parei por estes lados. PAROS é uma das muitas ilhas que me falhou no périplo que fiz há um ano, o que até nem é difícil tendo em conta a quantidade à escolha. Mais uma vez a Carla Delgado jura que é muito bom. Pelas fotos percebe-se bem porquê.
Não conheço a Carla, mas este tipo de colaboração é sempre muito bem vinda. Viajemos então, mais uma vez.










Delos - Grécia

Confesso que nunca fui a DELOS mas pela amostra conjunta - gentileza da Carla Delgado - dá para perceber de imediato que estamos perante a beleza habitual, típica e monumental das ilhas gregas.










A visitar sem dúvida!

01 setembro, 2006

Sa Calobra - Palma de Maiorca

É um dos casos em que o chavão se aplica que nem uma luva - "Uma imagem vale mais que mil palavras"
Ficam as imagens... todas de Julho de 2006.









Hotel Flor de Sal




Fomos à aventura, e como sempre foi melhor do que imaginámos.
A sorte protege os audazes.
Um local paradisíaco, junto ao Porto de Viana do Castelo - que já conheceu melhores dias- a dois passos do centro da bonita e pitoresca cidade minhota.
Hotel típico de zona marítima, com vistas largas e luminosas sobre um mar nervoso, que nos envia o ruído suave das ondas para nos embalar nas noites de menos sono.
Um certo toque de modernismo e de requinte que não intimida. Relaxa e deixa-nos com um travo de saudade para um regresso em breve. Está quase.
(Para os interessados há um link mesmo aqui no lado direito da página)





As varandas são verdadeiros terraços. Dá gosto tomar o pequeno-almoço no quarto, quando o sol ainda se envergonha no horizonte. Pode ser fresquinho nos dias mais invernosos, e até ventoso, mas a vista compensa.





O passeio marítimo em frente ao hotel não é generoso, longe disso, mas é de muito bonito. Dá para relaxar do stress que se agarra a nós que nem lapa à rocha. Também é possível usar e abusar dos ginásio e SPA, mesmo ao lado- com acesso directo a partir da recepcção do hotel.



Bar e Restaurante - vista parcial

24 agosto, 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Saudades...


...dos pequenos almoços no jardim do hotel da SIC, em Gütersloh.


Memórias do Mundial

"Os alemães de Gütersloh vivem num verdadeiro paraíso. Uma zona rural, com muito verde, jardins tratados e gente simples. Quase não há trânsito nas ruas e não se vêem casas abandonadas. É a nossa casa - equipa da SIC - há nove dias."

Publicado no Blogue de Berlim - Sic Online, 12 de Junho 2006

22 agosto, 2006

Gerês

Provavelmente, a melhor varanda do país.


Pousada de S. Bento, Vieira do Minho, Gerês
Abril 2006

21 agosto, 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Mais Blogues

E já agora, a não perder, dois blogues fantásticos. Um sobre a vida da equipa da SIC no Mundial da Alemanha com fotos e tudo, http://www.alemanha6.blogspot.com/ (autoria do António Reis da SIC), e outro sobre a vida da malta dos jornais, com fotos de um repórter fotográfico, http://www.alemanha-2006.blogspot.com/ (autoria do Luis Vieira do jornal Record).
Valem a pena.

Mundial da Alemanha 2006 - Amizades


Nuno Luz e António Esteves
Templo de Diana, Évora - Junho de 2006

Juntos já fizemos a cobertura de um Campeonato da Europa de Futebol, em Portugal no ano de 2004 , e do Campeonato do Mundo, este ano na Alemanha. A amizade resiste à competição profissional, saudável. Infelizmente não é sempre assim.



Memórias do Mundial

"O ambiente entre a comunicação social é do mais divertido e descontraído possível. As dificuldades de adaptação do primeiro dia foram rapidamente ultrapassadas – mesmo as que respeitam aos assessores de imprensa – e reina um verdadeiro espírito de camaradagem. Num mundo tão competitivo, e onde é fácil criar atritos e inimizades, este tipo de comportamente ajuda muito à imagem dos jornalistas – tantas vezes debilitada por guerrilhas sem sentido."

Publicado no Blogue de Berlim- SIC Online, 23 de Maio 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Gütersloh
















Gütersloh, Alemanha
Junho de 2006



Memórias do Mundial

" Gütersloh, uma da tarde. Centenas de bicicletas, conduzidas por crianças felizes e barulhentas, fazem-se aos passeios da cidade- com as tais ciclovias imensas – a caminho do almoço em casa, ou na esplanada mais próxima. Os carros nunca, mas NUNCA mesmo, desrespeitam um ciclista. As crianças viajam em segurança e os pais sabem que podem estar tranquilos. Vivo numa zona da cidade de Lisboa com muitas crianças, ciclistas, atletas, cães e um rio magnífico que dá uma luz única à capital. Mas quase não há condutores responsáveis. Por isso gosto tanto de Gütersloh, por ser uma cidade que se respeita a si própria, aos habitantes e a quem a visita. Será que é assim tão difícil imitar este bom exemplo?

Bela cidade em que podemos sair para jantar de bicicleta como fizémos hoje. Eu, o Luis Pinto e o Manuel Ferreira – repórteres de imagem da SIC -, e o Pedro Freitas. Magnífica cidade em que podemos fazer um percurso de cerca de cinco quilómetros sempre pela ciclovia, com os carros a respeitarem a prioridade de que os ciclistas gozam nesta cidade, passando por jardins muito bem tratados, com bicicletas à porta dessas casas e coelhos... sim coelhos, a passarem inesperadamente à frente das bicicletas em jeito de brincadeira. Esta é sem dúvida uma Alemanha com qualidade de vida. "

Publicado no Blogue de Berlim- SIC Online, 26 de Junho 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Gütersloh

Alemanha

A loucura continuou em Gütersloh, a tal vila quartel-general da SIC na Alemanha, que fica a cerca de dez quilómetros de Marienfeld - localidade onde ficou instalada a selecção nacional.

A SIC transmitiu em directo todos os treinos abertos ao público a partir de Gütersloh.


Treino aberto ao público em Gütersloh
Junho de 2006


Os emigrantes entraram em euforia, com a selecção nacional e com todo o aparato à volta dos jogadores portugueses. O António Reis que o diga...



Memórias do Mundial

"Gütersloh voltou a viver hoje um dia de verdadeira loucura com o segundo treino da selecção portuguesa aberto ao público. Não foram 12.500 pessoas como da primeira vez, no dia 5 de Junho, mas estiveram lá pelo menos 10.000. No final os jogadores foram agradecer todo o carinho que lhes tem sido dispensado. Posaram para fotografias e distruibuiram várias camisolas e muitos autógrafos. Pauleta assinou duas chinelas de uma menina alemã rendida às cores nacionais, e Hugo Viana viu-se de repente com um menino nos braços. Nuno Gomes, Figo e Cristiano Ronaldo, como sempre, levaram as meninas à loucura. Esta selecção não é só futebol. Para já ainda não houve bem futebol. Só uma vitória, escassa. Sem brilho."

Publicado no Blogue de Berlim - SIC Online, 13 de Junho de 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Évora

Évora

A loucura com a selecção começou logo no estágio alentejano.
Com gente assim é impossível que uma equipa não se sinta motivada.


Visita da Selecção Nacional ao Templo de Diana
Évora, Maio de 2006


Memórias do Mundial

"Évora teve finalmente a oportunidade de dar um verdadeiro banho de carinho aos jogadores da Selecção Nacional. Um privilégio até agora restrito, e apenas acessível aos felizes contemplados com convites para os treinos abertos ao público. O Templo Romano, ou de Diana, foi um espaço pequeno demais para tantas centenas de pessoas, na maioria crianças, ávidas de um autógrafo ou uma fotografia dos jogadores. Depois de dois momentos musicais – com o grupo Cantares de Évora -, da oferta de uma peça de olaria a caricaturar a equipa – da autoria de Tiago Cabeça -, e do convívio com 24 jovens jogadores dos dois principais clubes da cidade – equipados a rigor -, a Selecção Nacional foi literalemente engolida pela pequenada, num ambiente de verdadeira loucura que deu a volta à cabeça dos mais pequenos e que causou muitas dores de cabeça à segurança. Figo – ao contrário do que aconteceu muitas vezes - foi muito entusiasta e carinhoso para os miúdos. Petit o mais divertido e brincalhão. Nuno Gomes também mostrou que está muito à vontade nestes ambientes. Simão e Ricardo não pouparam nos autógrafos. Hugo Viana, Costinha, Maniche, Tiago, Deco, Miguel, e Pauleta participaram em tudo com um sorriso nos lábios e muitas festas às crianças. Alguns dos jogadores são muito tímidos e estão pouco á vontade nestas coisas. É o caso de Cristiano Ronaldo, o mais solicitado pelos fãs. Cristiano raramento sorri e por isso houve logo quem dissesse que o jogador lhe pareceu antipático e pouco comunicativo. Ronaldo não teve um ano fácil, continua a não ter em muitas ocasiões. Há que entender isso. Mas o jogador também não se pode esquecer que um símbolo nacional tem de agir como tal. Jorge Andrade, que apesar de lesionado foi convocado por Scolari para integrar o grupo, é um bom exemplo a seguir em termos de postura."

Publicado no Blogue de Berlim- SIC Online, 26 de Maio de 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Luxemburgo

Luxemburgo

Muitas das nossas reportagens foram editadas assim, à mesa de um qualquer restaurante. Aqui estamos num dos muitos portugueses que existem no Luxemburgo. Fomos tratados com todos os mimos pelo Sr. Avelino e pelos empregados da casa. Mil obrigados.



Restaurante Good Friend - Luxemburgo
Junho de 2006

Com estes dois - repórter de imagem Fernando Silva(à esquerda) e o editor de imagem Ricardo Tenreiro (à direita)- vou para qualquer lado. Mais do que colegas de trabalho, são bons amigos e extraordinários profissionais.

Memórias do Mundial
"Como não podia deixar de ser fomos a um restaurante português no primeiro dia. É a melhor forma de nos integrarmos rapidamente, e sem esforço linguístico suplementar, na realidade de um país. Dá-se a circunstância curiosa do restaurante que é de um português, num país onde se fala francês, ter um nome em inglês: Good Friend. Encontrámos pelo menos quatro Good Friends (Bons Amigos): o dono – que se chama Avelino e que tem mais quatro coisas do género no país – , o empregado – que se chama Cardoso e é um excelente anfitrião -, o Armando – um português de Vila Real com apenas 33 anos, que já foi rico, muito rico, e agora tenta refazer a vida depois de algumas rasteiras do destino – e o Artur – por agora não podemos dizer quem é, mas o segredo vai ser revelado muito em breve no Jornal da Noite da SIC. No Luxemburgo tropeçamos num português a cada esquina, cada um com uma história de vida recheada de peripécias. No Good Friend, nome de bom prenúncio, comi uma cabidela de chorar por mais. Sendo um dos meus pratos favoritos não imagino melhor forma de começar – gastronómicamente falando - a segunda fase, curta, do estágio da selecção antes do início do Mundial"

Publicado no Blogue de Berlim - SIC Online, 1 de Junho de 2006

Mundial da Alemanha 2006 - Gütersloh

Estou de volta!

Aqui ficam algumas das fotos do que não viram em casa, pela TV, desta minha aventura no Campeonato do Mundo de Futebol na Alemanha.

Hotel Apllebaum, em Gütersloh...




... a casa da SIC durante um mês, que se revelou um verdadeiro amuleto.
Quando saímos em definitivo, rumo a Munique, acabou-se a sorte. Portugal perdeu com a França, e a Alemanha perdeu com a Itália.
Foi pena!
O Hotel ficava a cerca de dez quilómetros de Marienfeld - quartel-general da equipa portuguesa na Alemanha.

Memórias do Mundial

"Hoje houve bacalhau com grão e batatas em Gütersloh. Como é costume já há fotos, algumas, em: www.alemanha6.blogspot.com . Os mestre-cuca foram o jornalista Luis Marçal, acompanhado pelo repórteres de imagem Manuel Ferreira e Luis Pinto. O repasto estava óptimo. Os donos do hotel onde estamos a viver já lá vão muitos dias- quase um mês- voltaram a ter uma experiência gastronómica portuguesa depois das sardinhas. Gostaram mas não ficaram fãs, e até acharam estranho que em Portugal existam mil e uma maneiras de fazer o “fiel amigo”. É como a Coca-Cola descrita pelo Fernando Pessoa:”Primeiro estranha-se, depois entranha-se!” Um dia destes aposto que no Hotel Applebaum – que quer dizer Macieira – haverá uma noite portuguesa, especial para alemães, com a nossa receita. Divertimo-nos à grande e descontraímos antes de dois dias com muito trabalho para a equipa da SIC, Estamos a caminho do decisivo encontro com a Inglaterra no apuramento para as meias-finais.

Depois do jantar houve vários jogos à séria, com as equipas do Mundial, de Playstaion entre os vários elementos da equipa SIC. Com relatos e tudo como manda o figurino das grandes competições, para delícia do divertido proprietário do hotel Andreas Kerkhoff. Voltámos a divertir-nos à grande com muita risota à mistura. Somos homens e mulheres adultos no écran, mas podemos brincar como os miúdos nos tempos livres. Até temos o mesmo passatempo dos jogadores. O favorito. Já imaginaram o Figo e o Deco – e todos os outros - a defrontarem-se em campo, em selecções diferentes, e a gozarem à grande no papel de seleccionadores. É real, acontece, mas não dá na televisão. É pena."

Publicado no Blogue de Berlim - SIC Online, 29 de Junho 2006

24 maio, 2006

Mundial da Alemanha 2006

Amigos e viajantes, estou numa longa digressão jornalística. Espero que só acabe no próximo dia 9 de Julho - na Final do Campeonato do Mundo de Futebol da Alemanha.
Até lá podem encontrar-me aqui

Mundial de Futebol é na SIC

Abraços, beijinhos e boas viagens!

António Esteves

28 abril, 2006

Fotos Com História

Acreditem ou não esta placa significa apenas isto: Casa de Meninas a poucos metros.



Éfeso, Turquia
Setembro 2005

Éfeso foi uma das grandes cidades dos gregos jónicos na Ásia Menor, situada no local onde o rio Cayster desagua no Mar Egeu. Foi fundada por colonos provenientes principalmente de Atenas. Ciro, o Grande, incorporou a cidade ao império persa e Alexandre, o Grande, a libertou em 334 a.C.. Com o surgimento do cristianismo, Éfeso foi uma das primeiras cidades cuja pregação dos apóstolos alcançou. Atualmente, pertence à Turquia.

Em Éfeso que existia um dos maiores teatros do mundo com capacidade para 25.000 espectadores de uma população total estimada em cerca de 400.000-500.000 habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império.

É também em Éfeso que surgem as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, durante os séculos VII e VI a.c. Éfeso e Mileto, também na Ásia Menor, são os berços da filosofia.

Em 133 a.C. Éfeso foi declarada capital da província romana da Ásia, mas pesquisas arqueológicas revelam que Éfeso já se constituía em centro urbano antes do ano 1000 a.C., quando era ocupada pelos jônios.

Sua riqueza, contudo, não era apenas material. Nela se destacavam iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, sendo a mais significativa em torno de Ártemis, a deusa da fertilidade. É dedicado a Ártemis o maior templo nela encontrado por arqueólogos austríacos. Ao lado do templo de Ártemis, com 80 m de comprimento e 50 m de largura, foram encontrados suntuosos palácios construídos pelos romanos. Como é comum em praticamente todas as cidades ao redor do mar Mediterrâneo, também Éfeso acumulava em sua tradição traços religiosos orientais, egípcios, gregos, romanos e do judaísmo.

O antigo geógrafo Estrabão, que viveu de 64 a.C. a 25 d.C., descreveu-a como "o maior centro de comércio exterior que havia na "Ásia" (Geografia XII, 8 e 5). Os arqueólogos encontraram uma inscrição em pedra (talvez erigida por ordem do imperador), que premiava Éfeso como a "mais ilustre de todas as cidades" da Ásia. Sua população era, na sua maioria, constituída de pessoas razoavelmente ricas e bastante intelectualizadas.


Fonte: Wikipédia




Fachada da Biblioteca de Celso, Éfeso, Turquia
Setembro 2005




Teatro Central, Éfeso, Turquia
Setembro 2005

27 abril, 2006

Sierra Nevada

Foram cinco dias em beleza. Fora da mega-barafunda das férias da Páscoa.




Serra Nevada, Granada, Espanha
Vista Parcial das Pistas, Borreguilles
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Restaurantes e Guarda-Skis, Borreguilles
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Início da Descida para o Rio, Borreguilles
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Descida do Rio(Vista parcial), Borreguilles
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Final da Descida do Rio, Pradollano
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Plaza de Andalucía, Pradollano
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Vista Geral de Pradollano
Março 2006



Apesar do teu aparente entusiasmo...


Andreia Duarte
Serra Nevada, Granada, Espanha
Pista de Borreguilles
Março 2006




Andreia Duarte
Serra Nevada, Granada, Espanha
Pista de Borreguilles
Março 2006

...não és uma das maiores fãs deste desporto fantástico.



Mesmo assim tivemos professores privados. De luxo!


António Esteves, Fernando Fernandes
Serra Nevada, Granada, Espanha
Plaza de Andalucía, Pradollano
Março 2006




Paula Fernandes
Serra Nevada, Granada, Espanha
Pista de Borreguilles
Março 2006


E um da Escuela Oficial De Esquí.
Excelente! E fala um português quase perfeito.


Javier Valenzuela, Professor de Esqui
Serra Nevada, Granada, Espanha
Pista de Borreguilles
Março 2006




Serra Nevada, Granada, Espanha
Pista de Borreguilles
Março 2006



P'ró ano há mais!!!